segunda-feira, 28 de junho de 2010

Guarde seu coração. (1)

clip_image001

Quantas vezes nós ouvimos o sábio conselho: “Guarde seu coração!”? Eu mesma ouvi isso umas 1587 vezes! Mas, o que isso quer dizer? E como fazê-lo?

Enquanto escrevia a série Alanis, recebi alguns e-mails e recados com esses mesmos questionamentos. Quem sabe aqui pode começar uma nova série. Ou talvez seja apenas um compartilhar de experiências minhas ou de pessoas conhecidas. Vale lembrar como é importante receber e-mails de você leitoras, compartilhando experiências, questionamentos, dúvidas, histórias.

Façam isso sempre! Estou aqui para serví-las e compartilhar experiências, trocar idéias (mesmo que através de longos e-mails) é uma maneira que podemos ser igreja e nos abençoar mutuamente!

 
Dito o que era necessário, vamos ao assunto: guarde o seu coração!

A Palavra de Deus, assim como muitas pessoas fazem, nos aconselha:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23.

Mas... Como assim “guarda o coração”?

Vamos por partes... Primeiro precisamos entender direitinho o que significa guardar.

GUARDAR: v.ter. vigiar para proteger ou defender; defender; olhar; velar por; acautelar; conservar; reservar; observar; livrar; evitar a;v refl. abster-se; defender-se; precaver-se; acautelar-se.

Acho que assim ficou mais fácil! Guardar o coração nunca pareceu tão simples não é mesmo? Então, guardar o coração não é nada mais nada menos que vigiar para proteger, defender, velar por, conservar, reservar, livrar o coração de alguma coisa ou situação? Sim!

O problema está que a definição é muito, muito fácil perto do ato de guardar o coração!

Responda rápido: Quando foi o momento que você ouviu esse conselho de guardar seu coração?

Foi num momento que você estava encantada, apaixonada, suspirando por alguém ou simplesmente não parando de falar um minuto de um determinado garoto, certo?!

É exatamente por isso que manter intacta nossa fonte de vida fica tão difícil. Não sei se você já se deu conta da incrível capacidade que temos de criar situações, cenas e historinhas em nossa mente quando estamos apaixonadas/interessadas por/em alguém?

Devemos estar atentas a isso, e também muito atentas aos momentos que alguém expõe nossos corações a essas situações. Assim como nós temos essa incrível capacidade, as pessoas que nos rodeiam, na grande maioria das vezes, também tem... E o pior é que depois de nos ajudar a mergulhar no “mundo da fantasia” nos aconselham com toda a precaução do mundo: Mas cuidado! Guarda seu coração”. Pfffffffffffffffff!

Sem nenhum receio nós facilmente expomos nossos corações a “paixonites” que nos ferem e nos levam a uma desenfreada perda de identidade. Como é fácil esquecer quem somos depois da opinião ou atitude daquele por quem temos derretido nossos corações. Como é fácil esquecer de que Deus sempre está conosco depois de sermos abandonadas por aquele cara por quem estávamos dando toda a nossa atenção. Poderia citar milhares de exemplos nessa linha! Sei que outros milhares devem estar vindo a sua memória também.

Por isso a Palavra se torna tão real. Proteja seu coração. Defenda-se se necessário. Ao primeiro sintoma de “ai estou apaixonada!” caminhe atenta. Evite criar situações, como por exemplo, dar um jeitinho de ser o centro das atenções do causador da sua paixão. Ou então... Você já viu aquelas garotas que entram num estado profundo de tristeza quando o cara de quem elas tão afim chegam ao lugar onde elas estão, e fazem que fazem até que ele esteja sentado em um canto a consolando? São com essas coisinhas que devemos ter muito cuidado, porque são essas coisinhas que fazemos sem perceber. E nós sabemos que fazemos! Isso é também, guardar o coração!

Cuidado com suas amigas! Quem aqui que quando está com o coração começando a bater mais forte não corre para a amiga? E logo em seguida recebe uma enxurrada de “é mesmo ele é lindo” ou “você viu como ele te dá atenção?!”... Isso não é maldade (e não estou sendo irônica agora). Eu mesma já fiz isso várias vezes. É totalmente normal vivermos os sentimentos junto com nossas amigas. Preserve seu coração dos comentários não só de suas amigas, mas de todos a sua volta... Às vezes as pessoas imaginam a possibilidade de um romance entre você e alguém e por você se dar super bem com essa pessoa e viver se divertindo com ela, não seria nada mal se vocês se apaixonassem, então naturalmente comentários começam a aparecer... E não por mal, mas por naturalidade. Guarde seu coração nesses momentos... Não de a ele asas que não existem! Seja sábia. Pare, pense. Ore. Fiquem atentas as suas carências para que o "suprimento" delas com situações, comentários, imaginação, não seja confundido com amor verdadeiro ou até mesmo resposta de Deus.

Ainda tenho muito a compartilhar sobre isso. Considerem esse post apenas um começo, e por isso ele ficou “meio sem fim”! (risos)

Falei que isso se transformaria numa série?! (risos)

Pensem sobre isso... E logo logo voltem aqui. Prometo que continuarei exatamente de onde parei.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

Um comentário: