terça-feira, 29 de junho de 2010

Ela ajuda!

“Ela ajuda os pobres e todos os necessitados...” Pv 31:20

Uns dias atrás, eu assisti um documentário sobre como eram as comunidades judaicas antes do holocausto. A riqueza de detalhes sobre os comportamentos do povo judeu nesse documentário trouxe uma nova luz à muita coisa que leio e releio na Palavra (e assim, cada vez mais me convenço na importância de conhecer a cultura judaica para entender melhor a Bíblia).

O comportamento das mulheres daquela pequena comunidade judaica, em Praga, o coração da Europa, foi algo que muito me chamou a atenção e trouxe um novo tom para momentos que leio o versículo que citei acima, por exemplo.

As mulheres judias são extremamente “prendadas” e confeccionam seus enxovais assim que sua família assina seu contrato de casamento. Na comunidade do documentário em especial, existiu uma senhora que no momento que sua filha foi pedida em casamento, começou a fazer dois enxovais. Curiosa sua filha foi lhe perguntar o porquê, já que ela tinha apenas uma filha! A senhora prontamente respondeu: - Um é para você minha filha e o outro vou doar para alguma órfã do orfanato da vila! Você tem a mim para esse momento tão especial, mas alguma menina naquele orfanato não terá uma mãe para o momento especial dela!

Tempos depois uma moça, estava se casando com o filho do sábio rabino da comunidade! Admirada por todos pela honra de se casar com um homem que estava dando seu coração para amar as Escrituras Sagradas e por ser conhecida como uma filha que honrou seus pais de uma maneira única enquanto eles viveram, essa moça era a órfão que recebeu seu enxoval das mãos daquela gentil senhora que o fez com o mesmo amor e dedicação usada para o enxoval da sua filhinha.

O documentário conta também, sobre uma família, um tanto pobre, que todos os dias comiam sem o direito de repetir. Nenhum dos filhos entendia porque sua mãe sempre os impediam de comer mais um pouquinho se ainda tinha comida. Um dia, uma das filhas acordou mais cedo que todos na casa para terminar sua lição da Torá. No silêncio que a casa estava, ela ouviu alguns barulhos e logo viu alguém abrindo a porta da frente e saindo. Curiosa ela se vestiu rapidamente para se proteger do frio que fazia lá fora, e seguiu aquela pessoa, que apesar de ter saído de sua casa, era irreconhecível para ela.

De repente surpreendeu-se ao ver que aquela pessoa era sua mãe, e que ela saíra tão cedo simplesmente para levar comida para um velho conhecido da comunidade: um senhor cego e solitário. A menina continuou ao observar sua mãe voltar para casa e se aproximou da porta da casa daquele velho senhor, enquanto o via abaixando-se e recolhendo um prato com a comida que ela tinha jantado na noite anterior. Naquele momento tudo ficou claro para ela e segundo ela mesma, uma vergonha enorme tomou conta por pensar que sua mãe guardava comida por ser gulosa e querer comer mais tarde. Ao invés disso, ela todos os dias cozinhava e se esforçava para que a refeição não fosse repartida só entre seus cinco filhos, ela e seu esposo, mas entre sua família e aquele senhor que com uma gratidão incomparável apanhava aquele prato de comida e louvava ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó pela pessoa de tão grande coração que se importava com ele.

Essas duas histórias foram narradas pelas filhas dessas honradas mulheres, que foram não apenas reconhecidas pelas suas filhas, mas por seus esposos, família, comunidade e principalmente por ser aquilo que o próprio Deus disse que uma mulher que pertence a Ele faria. Elas entenderam a essência de tudo. Faziam porque eram!Faziam o que Ele queria porque eram d’Ele. Ajudavam porque amavam. Era natural delas. E por isso eram honradas. Mulheres de valor sempre são reconhecidas!

E agora, diante dessa nossa responsabilidade não só de mulheres com valores, mas principalmente de mulheres que são d’Ele o que fazemos?

Talvez seja mais simples do que você imagina. Um site que tenho visitado constantemente pode ser resposta pra isso... Você não tem nem desculpa de não fazer. Basta um acesso. Que tal depois de ler mais esse post? Encontrei a Avaaz depois de assistir um vídeo no YouTube. Avaaz é uma nova rede de mobilização global com uma simples missão democrática: acabar com a brecha entre o mundo que nós temos, e o mundo que queremos. Que mundo você quer? Essa é apenas uma dica meninas: www.avaaz.org.

Usem o que vocês são para fazer do mundo melhor. Ajude pessoas! Assim como a cultura judaica é usada diversas vezes para nos ensinar valores bíblicos e pensamentos de Deus, e nos ajudam a compreender a Palavra escrita, assim seja sua vida!

Um comentário:

  1. Muito bom!!

    Deixarei seu endereço para as mulheres que acessam meu blog!!!

    Fique na Paz!!

    ResponderExcluir