quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O coração de uma mulher

Como prometido, aqui estou escrevendo mais sobre minhas impressões a respeito do livro que tenho lido.

Falei um pouquinho sobre isso no último post, no qual também postei um vídeo de uma canção chamada Beautiful! Lembraram?? Tudo bem... eu falo de novo. Há umas duas semanas atrás resgatei a vontade (e à memória) de ler um livro chamado “Em busca da alma feminina”. Fui à livraria, o comprei e algo em mim me dizia que esse livro me traria muita cura de emoções, resgate de sonhos... Enfim, tudo que de alguma maneira foi me tentado roubar, desacreditar, abandonar... Havia expectativa no ar. Aquela expectativa boa, com uma pitada de ansiedade (boa), aquilo que sentimos quando percebemos Deus se aproximando.

E assim foi. Desde a introdução nosso Deus começou a trabalhar! Agora, nada mais justo que compartilhar com todas vocês pedacinhos de tudo que tenho aprendido através das páginas desse livro. Vou escrever sempre ao final de cada capítulo lido e espero que vocês recebam tanta restauração de identidade quanto eu tenho recebido. Recebam o entendimento da preciosidade que existe simplesmente no fato de você ser uma mulher e de como isso quer revelar ao mundo quem Deus é.

Prontas?

O coração de uma mulher.

Quantas vezes já nos sentimos fracassadas por percebermos facilmente que estamos tão distantes de sermos aquela mulher de Provérbios 31? O que significa ser uma mulher temente a Deus? Será que um dia passarei perto de ser o que as mulheres mais de Deus da minha Igreja são? Como farei isso? Como terei tempo pra tudo isso? Ah... Será que eu já sou uma mulher? Ainda sou uma menina? Sou uma mulher com coração de menina?

Sensação de fracasso ou medo de fazê-lo. Sensação de nunca estar à altura. Nunca ser capaz. Sensação de não ser suficiente. Mais que todas as milhares de sensações e receios que temos diariamente pelo fato de sermos mulheres, de vivermos num mundo que nos cobra e numa igreja que não nos ajuda muito a descobrir o que significa realmente ser uma mulher, perdemos muito no caminho, inclusive o mais importante de tudo. Perdemos nossos corações.

Quer uma prova? Quando crianças, acreditávamos no príncipe encantado, hoje adolescentes, jovens e adultas simplesmente achamos isso uma bobeira e por vezes, até dizemos isso a menininhas que com suas bonecas nos falam sobre a existência de um príncipe. E porque isso aconteceu? Porque perdemos nosso coração. Perdemos a essência dele. Quer outro exemplo? Quando crianças brincávamos de montar casinhas, fazer comidinha, arrumar a casa... Hoje que “Deus nos livre “de ter que lavar, passar e cozinhar para um homem. Mas por quê? Porque perdemos a essência dos nossos corações.

Quer mais exemplos? (risos)

Feminismo, capitalismo, cobranças, independência, homens sem caráter, romances mal sucedidos e muito mais tem nos roubado a essência do coração. Tem nos roubado aquilo que Deus nos criou para ser, sentir, fazer.

“Acima de tudo, guarde seu coração, pois dele depende a sua vida” (Provérbios 4:23). No seu coração está a sua fonte de vida. O centro do seu ser. A sua essência.

Quando Deus criou Eva, assim como Adão Ele fez a Sua imagem e seja lá o que signifique levar a imagem de Deus, você a leva simplesmente sendo uma mulher. Você diz ao mundo quem Deus é da maneira de uma mulher. Seu coração foi criado à imagem do coração de Deus. Ao criar Eva, e nós suas filhas, Deus dava inicio a uma jornada de descobrir a que Ele se referia quando fez a mulher também à sua imagem e semelhança. Deus deseja falar algo ao mundo quando fez cada coisa e quando fez Adão e Eva o desejo continuou. Em cada coisa criada Ele desejava revelar uma parte do Seu Caráter. E quando fez Eva foi pra revelar o que ainda faltava a ser revelado e não cabia em nada mais, somente em um ser ao qual Adão chamou mulher. E isso também está sobre todas as mulheres do Universo.

A jornada que Deus começou na criação teve inicio em um desejo. E desejos que expressam parte desse desejo inicial de Deus, Ele próprio colocou nos corações femininos.

Para que vocês entendam melhor, vou transcrever aqui um parágrafo do livro:

“Observe os jogos que as meninas jogam e, se puder, lembre-se daquilo com que você sonhou quando era menina. Veja os filmes que as mulheres adoram. Ouça seu coração e o coração as mulheres que você conhece. O que é que uma mulher deseja? Com o que ela sonha? Pense novamente em mulheres como Tamar, Rute, Raabe - mulheres que não eram muito de igreja, mas pelas quais a Bíblia tem grande estima. Em nossa opinião, você descobrirá que toda mulher, no fundo do seu coração, deseja três coisas: ter um romance, desempenhar um papel insubstituível em uma grande aventura e revelar beleza. É isso que faz a mulher reviver.”

Depois de ler esse parágrafo tudo que pude dizer foram duas palavras: é verdade!

No decorrer das demais páginas do primeiro capítulo, descobri verdades bíblicas e que com certeza causaram mudança em minha mente e coração.

Descobri que ser a imagem e semelhança de Deus me ajuda entender quem Deus é e que se tenho desejos é porque Ele também tem os desejos Dele. Que os desejos da minha essência, os meus desejos que existem por eu ter sido feita mulher refletem desejos que existem em Deus.

Assim como é verdade que eu desejo ter um romance (e isso existe na essência do meu ser, criado por Deus, sem a contaminação do pecado, que preciso resgatar), Deus ao colocar essa característica em mim e em todas as milhões de mulheres que existem queria gritar para a humanidade que era exatamente isso que Ele também queria. E isso explica porque as meninas só falam de romance! Derretem-se com casamentos e filmes com final em um beijo apaixonado. Porque desde menininhas brincam com suas bonecas, com direito a esposo, esposa e filhos. E porque essas características não estão em apenas uma mulher, mas em todas! (Até naquelas que escondem isso a sete chaves) Porque nisso Deus queria nos revelar que Ele também só pensa em se relacionar. Em querer ter filhos. Em amar e ser amado. Quando Deus fez as mulheres querendo desesperadamente ser amada, desejada, procurada, conquistada, Ele queria nos fazer entender que Ele deseja ser amado, desejado, procurado, conquistado, descoberto. Quantas vezes Ele fala na Sua Palavra sobre seu desejo que o busquemos, o procuremos o amemos?

Descobri que a verdade de que quero desempenhar um papel insubstituível em uma grande aventura é a imagem do coração de Deus em meu coração e isso também é o desejo Dele. Ao criar a humanidade Deus se jogava de cabeça numa imensa aventura, na qual Ele tem um papel insubstituível e mais que isso, aqueles que o quisesses fariam parte dessa aventura com Ele. Entendi que não quero uma aventura apenas para acabar com dias monótonos. Mas, para poder vivê-la com alguém: quero uma aventura compartilhada. Uma aventura que vai exigir de mim para outros. Isso é um Eco da Trindade. Uma Trindade que vive uma aventura compartilhada em um relacionamento perfeito, onde cada um é insubstituível. Como mulheres, temos isso em nós porque fomos criadas a imagem e semelhança do Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

A verdade de revelar beleza não é apenas o desejo de ser bonita, mas um desejo de ser cativante no íntimo de quem eu sou. E isso Deus também quis dizer pra humanidade através de mim e de você simplesmente por fazer de nós mulheres. Deus quer ser a beleza que atrai nossos olhos e coração. Que nos faz capaz de lutar para tê-la. Assim como nós, mulheres queremos ser isso para alguém um dia. Esse sentimento que temos de querer ser a mais linda para algum homem a ponto de fazê-lo lutar para nos ter em seus braços é o mesmo desejo que Deus tem quanto à humanidade. Ele é dono de uma beleza que nos cativa e revela quem Ele é e diante disso somos capazes de abrir mão da nossa vida para sermos d’Ele. Não é isso que chamamos de entregar nossa vida a Cristo?

Os desejos e características que Deus fez e colocou em você como mulher, dizem muito a respeito da sua essência feminina e mais ainda, dizem a humanidade sobre quem Ele, o Deus imutável, digno de toda adoração, honra e glória é!

Eu vou ficar por aqui para esse post não ficar ainda mais longo. Infelizmente isso é só um pouquinho do que recebi em meu coração enquanto lia o primeiro capítulo desse livro. Digo infelizmente, porque gostaria muito de contar tudo com muitos detalhes, mas creio que esse texto ficaria muito, muito, muito mais logo. Que essas resumidas linhas as abençoem.

Até a próxima...

-------------------------------------------------------------------------

Se você ficou com vontade de ler esse livro ele se chama “Em busca da Alma Feminina” e os autores são John e Stasi Eldredge. Prometo que não é um livro que dá so 10 passos para se tornar a “mulher virtuosa” ou algo assim. É um livro sobre resgate de identidade e vale muito a pena! Se você já leu, ou vai começar a ler me escreva compartilhando suas descobertas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário